bioworld

Friday, March 24, 2006

Estudo descobre gene regulador do envelhecimento


Estudo desenvolvido nos Estados Unidos com ajuda de cientista brasileiro mostra que o envelhecimento é um processo regulado e não simplesmente natural. Eles descobriram que essa regulação é feita por um determinado gene, que recebeu o nome de Smk-1.
Segundo a Agência Fapesp, a partir do entendimento do processo de regulação será possível imaginar que o aumento do tempo de vida através da insulina, mecanismo conhecido há duas décadas, pode ocorrer de forma directa sobre o factor da longevidade sem que ocorra perda de outras funções (reprodução e resposta ao stress).
Entretanto, segundo Gustavo Maciel, médico e cientista brasileiro que participou da equipa que desenvolveu o trabalho nos Estados Unidos, muitos estudos serão necessários até que um passo efectivamente prático possa ser dado.
O estudo realizado no Instituto Salk, na Califórnia, serve também para evidenciar a importância que os modelos biológicos têm na ciência actual. Os estudos foram feitos com o verme C. elegans, que apresenta aproximadamente 40% de similaridade genética com os seres humanos, percentagem considerada alta pelos cientistas.

in JN

0 Comments:

Post a Comment

<< Home