bioworld

Friday, March 24, 2006

Descoberto gene relacionado com asma

Cientistas britânicos descobriram o gene que provoca a secura na pele e que favorece a aparição do eczema e da asma, segundo um estudo publicado no último número da revista Nature Genetics. Segundo a pesquisa, esta descoberta poderia facilitar novos tratamentos para curar doenças que afectam milhões de pessoas.
Para os cientistas da Universidade de Dundee (Escócia), autores do estudo, este gene produz uma proteína chamada filagrina, que contribui para a formação de uma camada protectora na pele.
A filagrina, abundante nas camadas mais externas da pele, forma uma barreira que retém a água para evitar a secura e evitar a entrada de bactérias e vírus. A sua escassez provoca ressecamento da pele e produz escamas.
O diretor da pesquisa, Irwin McLean, disse que, apesar de a existência deste gene ser conhecida há 20 anos, a sua análise foi complicada. "Este achado é como o amanhecer em uma nova era para a compressão e tratamento do eczema e da asma vinculada a essa afecção cutânea", indicou o diretor.
McLean disse que esta descoberta é só o começo: "Se compararmos a doença com um edifício em chamas, isto seria como se tivéssemos jogado uns cubos de gelo no telhado".
"Mas agora sabemos exactamente onde está o fogo e podemos colocar as nossas mangueiras e combater a raiz do problema", acrescentou McLean.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home