bioworld

Tuesday, January 17, 2006

Declaração da Bioética!!



O director-geral da Unesco, Koichiro Matsuura, destacou que a Declaração sobre regras universais de Bioética deve ser "um texto de utilidade prática" que possa orientar os Estados. "Saibam que ficarei muito orgulhoso de ver a Unesco apresentar à comunidade internacional um conjunto coerente de medidas, definições e princípios sobre as questões de bioética", declarou Matsuura.
Ao abrir a segunda sessão da reunião intergovernamental de especialistas sobre este projeto de declaração, Matsuura destacou o desejo de que o futuro documento sirva de base para princípios, procedimentos, legislações e políticas de Estados, instituições, grupos e indivíduos.
A declaração está destinada, além disso, a promover o diálogo "sobre os desafios da bioética e sobre a necessidade de se compartilhar os conhecimentos científicos e tecnológicos".
O diretor japonês considerou as divergências de análise e interpretação relatadas durante a sessão, realizada em Abril, mas lembrou que o objetivo do novo encontro - que deve terminar na próxima sexta-feira - é alcançar "um novo corpo jurídico de princípios universalmente aceitáveis em matéria de bioética". Matsuura afirmou que esses princípios devem estar "de acordo com os direitos humanos garantidos pelo direito internacional".
Esta segunda sessão de negociações estava prevista na resolução da última Conferência Geral da Unesco, em Outubro de 2003, que determina que os países-membros devem votar na próxima Conferência, em Outubro, um projeto de declaração.

Junho de 2005

0 Comments:

Post a Comment

<< Home